Home Gestão Hospitalar Integração de serviços é chave para aumentar eficiência no setor de saúde

Integração de serviços é chave para aumentar eficiência no setor de saúde

by rafaelteoc

Tecnologia contribui para redução de custos sem perda da qualidade do atendimento

Alguns dos principais nomes do setor de saúde do País participam em São Paulo, no dia 29 de agosto, da oitava edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS), evento promovido pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED). Em um dos debates da programação técnica, Ademar Paes Júnior, sócio da Clínica Imagem, membro do Conselho de Administração da Abramed e CEO da LifesHub, conversa com Emmanuel Lacerda, Superintendente de Saúde e Segurança na Indústria no SESI; Manoel Peres, CEO da Bradesco Saúde e MedService, e Sidney Klajner, Presidente do Hospital Albert Einstein sobre integração da cadeia de valor em saúde.

“A sustentabilidade do sistema é um tema que preocupa a todos e passa necessariamente pela integração da cadeia de valor na saúde. A tecnologia pode ser ferramenta essencial nesse processo, contribuindo para o controle de indicadores, o planejamento de melhorias e a organização de ações integradas. Sem essas medidas, é impossível manter custos sob controle sem comprometer a qualidade do atendimento”, diz Ademar.

Ele acredita que o debate na FILIS vai ser bastante enriquecido pela presença de Emmanuel Lacerda, do SESI. “As empresas são responsáveis por mais de 70% dos contratos da saúde suplementar no País. Ter um representante da indústria na discussão permite termos uma visão mais completa do quadro, conhecer à fundo as necessidades e preocupações de quem é protagonista no mercado, mas que nem sempre era escutado”.

O uso de tecnologia de dados já é uma realidade na saúde. Há diversos exemplos, como o uso de plataformas digitais para acompanhamento de pacientes e centralização de dados; os estudos que usam Inteligência Artificial para antecipar cenários; a criação de estruturas digitais que facilitam intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, entre outros. “Há um potencial enorme para avanços que vão permitir que mais pessoas sejam beneficiadas por serviços de qualidade e, ao mesmo tempo, se preserve o equilíbrio financeiro do setor”, diz Ademar.

Com o macro tema “Saúde Inovadora: Oportunidades para um setor sustentável”, o  8ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS) ocorre das 9h00 às 18h00, no Teatro B32, em São Paulo.

You may also like

Leave a Comment