Home Medicina Diagnóstica Entenda mais sobre o câncer inguinal

Entenda mais sobre o câncer inguinal

by rafaelteoc

Considerado um tipo raro, o câncer inguinal afeta a região da virilha e geralmente é causado por uma metástase (quando a doença se espalha para outros órgãos do corpo) de outros cânceres, como por exemplo o de próstata, de pênis, de bexiga, entre outros. A região é uma definição anatômica e compreende estruturas importantes do corpo como tendões, linfonodos (onde geralmente ocorre a maioria destes tipos de câncer) e gânglios linfáticos.

Os principais sintomas deste câncer podem ser febre, perda de apetite e de peso não justificadas e, principalmente, a percepção de um nódulo na região. Este nódulo pode vir acompanhado de dor local e, em casos mais graves, sangramentos e infecções. De acordo com a Dra. Lucíola Pontes, líder médica da Oncologia Clínica do Hcor, para a comprovação do câncer, é necessário realizar uma biópsia, coletando uma amostra da lesão a partir de uma incisão cirúrgica ou por meio de uma agulha grossa.

“Após a detecção, o tratamento pode variar de acordo com tipo de câncer, mas também é possível realizar o bloqueio de plexo nervoso hipogástrico, que é uma alternativa para tratar condições muito dolorosas, como a dor oncológica que acontece na região da pelve. Esse bloqueio serve para aliviar a dor e evitar que o paciente precise de mais medicações”, afirma.

Geralmente, o recurso mais utilizado para tratar este tipo de câncer é a cirurgia seguida de radioterapia, mas em alguns casos, a quimioterapia também pode ser uma opção. Além disso, a médica reforça a importância do diagnóstico precoce e alerta para a realização de exames de rotina. “Quanto antes descobrirmos as alterações, maior é a chance de cura da pessoa”.

Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.

You may also like

Leave a Comment