Home Medicina Diagnóstica Como incentivar os colaboradores a cuidar da saúde? Veja 5 dicas e benefícios para o bem-estar do time

Como incentivar os colaboradores a cuidar da saúde? Veja 5 dicas e benefícios para o bem-estar do time

by rafaelteoc

Ações podem agregar vantagem aos negócios, garantir profissionais mais saudáveis e satisfeitos e contribuir para motivação e melhor desempenho

Com tantas mudanças no mercado de trabalho, desde o home office forçado até o gradual retorno ao modelo presencial, as organizações passaram a repensar os cuidados com o bem-estar dos seus funcionários e a buscar novas soluções. Os próprios colaboradores começaram a priorizar companhias que se preocupam com esse assunto. Cerca de 94% dos candidatos a empregos avaliam o que é oferecido pela contratante além do salário, como incentivos ligados à saúde, segundo pesquisa da Up Brasil, empresa especializada em benefícios corporativos. Outro levantamento realizado pela Pearson, um dos maiores grupos de educação do mundo, mostrou que para 71% dos brasileiros, as empresas deveriam oferecer serviços gratuitos de saúde mental e para 65% dos colaboradores as organizações deveriam ampliar a cobertura dos benefícios para atendimentos psicológicos.

Para Wander Luiz, gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil, o debate sobre saúde no trabalho chegou para ficar e conquistou seu espaço com muita força. Depois de tantas reflexões provocadas pelos desafios dos últimos anos, as equipes de RH não podem deixar essa temática de lado. “O bem-estar do empregado está diretamente relacionado com o seu engajamento na função, a sua relação com a empresa e a sua produtividade no ofício”, explica Wander.

Pensando nisso, o especialista separou 5 dicas – incluindo benefícios corporativos – que podem ajudar companhias a motivar seus colaboradores na adoção de um estilo de vida mais equilibrado e saudável, física e mentalmente. Confira:

1. Incentive a alimentação saudável

O bem-estar do colaborador começa pela alimentação. Fornecendo a possibilidade de uma alimentação saudável ao trabalhador, os resultados na hora do trabalho aumentarão, e assim, seu funcionário ficará mais satisfeito. Para incentivar a nutrição adequada entre os colaboradores, conforme previsto no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ofereça meios para refeições adequadas, como vale-alimentação e vale-refeição, além de um horário de almoço apropriado, com tempo suficiente. Também vale o incentivo ao acompanhamento nutricional e a programas de educação alimentar.

Outro ponto importante é o consumo de água. Manter-se hidratado evita dor de cabeça e mal-estar, além de garantir o bom funcionamento do cérebro, coração e músculos. É recomendado consumir dois litros de água por dia, aos poucos. “Uma forma simples de incentivar o consumo de água é presentear os profissionais com copos ou garrafinhas personalizados. Filtros e galões devem estar em locais acessíveis, em quantidade adequada ao número de colaboradores. Máquinas automáticas de vendas podem, ainda, fornecer outros líquidos, como isotônicos, água de coco e sucos (preferencialmente sem adição de açúcar)”, comenta Wander.

2. Promova atividades físicas

A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.

Para começar, uma boa alternativa seria a ginástica laboral. Ela agrega inúmeros benefícios tanto à empresa quanto aos profissionais. “Na ginástica laboral, normalmente um profissional comparece às estações de trabalho (uma ou duas vezes por dia) e realiza uma bateria de exercícios de poucos minutos com o objetivo de combater a lesão por esforço repetitivo e melhorar o alongamento”, detalha o especialista.

Outra ação relevante no incentivo aos exercícios é o convênio com academias. Segundo o levantamento do IBGE, mais de 21% da população do Brasil pratica atividade física em uma academia, sendo o segundo país que mais tem frequentadores de academias.

Oferecer cartões de desconto que permitam aos colaboradores frequentar unidades pode ser um ótimo caminho. “As campanhas de atividades físicas não se restringem ao espaço da empresa ou a ela conveniados, também deve incluir o incentivo aos exercícios fora do horário de expediente e nos fins de semana. Por exemplo, o RH pode distribuir panfletos sugerindo a formação de grupos de corrida, de passeios ao ar livre, entre outras ideias”, continua Wander.

3. Acompanhe as campanhas temáticas

Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e Outubro Rosa, campanha de atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, servem para educar pessoas e lançar luz sobre temas de saúde pública. Como a falta de orientação e conhecimento são o que mais impedem a prevenção de doenças, o ideal é que essas ações sejam refletidas no ambiente interno da companhia.

“É fundamental realizar uma análise profunda do perfil de seus colaboradores, para que você possa conhecê-los melhor, e assim, definir com mais precisão quais campanhas temáticas de saúde seguir. A inserção destes assuntos dentro do ambiente de trabalho, proporcionará mais conforto para o funcionário, que realizará sua função com mais tranquilidade e facilidade, aumentando o bem-estar coletivo da empresa”, comenta Luiz.

4. Faça parcerias com farmácias

Descontos em farmácias e drogarias também contribuem para a saúde da equipe — e não apenas quando os profissionais já estiverem doentes. Muitos medicamentos, como cremes e vitaminas, funcionam de forma preventiva. Um bom desconto pode ser o empurrão que o colaborador precisa para começar a cuidar melhor do corpo. Em alguns planos, os trabalhadores têm cartões de desconto e parcerias com estabelecimentos. “Estabelecer parcerias com farmácias é imprescindível, a fim de convencer o trabalhador a aderir essa prática” conclui o gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil.

5. Fique atento a saúde financeira dos colaboradores

A saúde dos colaboradores também está ligada diretamente com situações fora do ambiente de trabalho. Problemas financeiros, por exemplo, podem afetar a saúde dos funcionários e sua produtividade. Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, no final do ano passado, apontou que cerca de 86% das pessoas com dívidas tinham dificuldades de dormir. Além disso, 74% enfrentavam dificuldades para se concentrar nas tarefas diárias e 61% tiveram crises e ansiedade ao pensar nas dívidas.

Pensando em ajudar os colaboradores nesta situação, empresas estão oferecendo modelos de benefícios além dos tradicionais, como o cartão de antecipação salarial, que pode aliviar o orçamento pessoal. O benefício, que é simples e efetivo, auxilia as pessoas com imprevistos financeiros. “Para as empresas, além da questão do bem-estar e eficiência dos trabalhadores, este pode ser um benefício sem custos. Ele não será feito com o caixa da organização, mas sim com um limite para o colaborador no cartão. Assim, não há gastos associados a este produto”, explica Wander Luiz.

Essas e outras ações podem ser a chave para um ambiente de trabalho saudável e a realização de um trabalho bem feito, que culminará no crescimento de sua empresa. Além do mais, fornecer um bom pacote de benefícios também trará resultados positivos ao seu negócio.

You may also like

Leave a Comment